terça-feira, 22 de novembro de 2011

MEMÓRIAS DO ESQUECIMENTO

"Memórias do Esquecimento" é um documentário do Antropólogo André Cicalo que retrata a realidade esquecida do Rio de Janeiro enquanto porto negreiro mais importante do mundo até ao Século XIX. Dá ênfase à cultura de "democracia racial" que esconde as vivências actuais das consequências de uma escravidão ainda existente. 


RESUMO: 
Este ensaio  propõe  discutir a escassa visibilidade da história e da memória escravas na paisagem urbana do Rio de Janeiro, especialmente no contexto de processos históricos de reconversão urbana, ideologias nacionais de mestiçagem e políticas afirmativas recentes a favor da população afro-brasileira. As considerações aqui apresentadas emergiram do  meu processo de investigação etnográfica audiovisual no centro do Rio de Janeiro e particularmente no bairro portuário de Gamboa, que foi o maior porto de tráfico de escravos no mundo até boa parte do século XIX. Dada a ‘invisibilidade’ geral dessa memória, pergunto-me de que forma se pode abordar hoje em dia essa ‘ausência’ de forma visual, de modo a não se transformar numa amnésia permanente no futuro.


Podem ler o conteúdo do ensaio em: http://www.buala.org/pt/afroscreen/memoria-do-esquecimento-a-invisibilidade-da-historia-negra-no-rio-de-janeiro


O Documentário "Memórias do Esquecimento" pode ser visionado através deste link:
http://www.socialsciences.manchester.ac.uk/disciplines/socialanthropology/visualanthropology/archive/phdmphil/

Sem comentários: