segunda-feira, 3 de outubro de 2011

OS MUROS DO RIO


Para quem conhece o Rio de Janeiro sabe que os principais itinerários da cidade são a Linha Amarela, Linha Vermelha e Av. Brasil. Com o aproximar dos grandes eventos desportivos: Olimpíadas e Copa do Mundo, o Rio tem sido alvo, à semelhança de outros locais que albergam este tipo de eventos, de grandes transforamações estruturais e sociais.
Não é só a criação das UPP´s e a suposta guerra ao tráfico. Também se instalou um "Choque de Ordem Pública" que prevê coima máxima para comportamentos considerados menos civilizacionais dos seus moradores: embriaguez, mictar na rua, etc.
A paisagem urbana do Rio é incontornável e torna  indisfarçavel as suas desiguladades e pobreza. É por isso que à medida que nos vamos aproximando do início dos eventos, os seus itinerários estão a ser cobertos de muros (o nome oficial é barreiras acústicas), para que se torne mais difícil a visualização das desigualdades, e proporcione um maior conforto estético aos turistas e demais visitantes.
A colocação destas barreira ao longo do Complexo da Maré tem provocado o debate público e a mobilização dos seus moradores:





http://ocidadaonline.blogspot.com/
http://www.observatoriodefavelas.org.br/observatoriodefavelas/noticias/mostraNoticia.php?id_content=1101 

Sem comentários: